sexta-feira, 4 de março de 2011

RETROSPECTIVA ARTÍSTICA - MOACIR TORRES

Moacir Torres - Cartunista e Escritor 53 anos

RETROSPECTIVA ARTÍSTICA

1974 – Começa a trabalhar como auxiliar de desenhista na TV Cultura de São Paulo.

1975 – Cria a Turminha do Gabi e muitos outros personagens.

1976 – Sai da TV Cultura e vai para o jornal Folha Metropolitana de Santo André. Lança a revista em quadrinhos Nossa Turma.

1977 – Organiza juntamente com outros artistas do grande ABC o MUTIRÃO Movimento Cultural e Artístico e promove várias exposições. Começa a publicar tiras em quadrinhos com a Turma do Gabi nos jornais Diário de Bauru eRiacho Grande.

1978 – Cria junto com o escritor Cláudio Feldman a Editora Taturana e o Jornal da Taturana. Faz ilustrações e capas de livros lançados pela editora.

1979 - Participa do II Salão Jovem de Arte Contemporânea de Santo André. Participa da I Exposição Nacional de Artes de Marília (SP). Participa da IIIColetiva de Arte de Rua de Brusque (SC).

1980 – Lança a revista infantil Nanico com a turminha do Gabi (Ed. Study Press)

1981 – Participa da II Mostra de HQ, Humor e Animação do Sesc Campestre (SP). Em Outubro é lançado o Jornalzinho do Gabi na região do grande ABC.

1982 – As histórias em quadrinhos da Turminha do Gabi são publicadas nos seguintes jornais: A Voz do ABC, Folha do Subúrbio (Bahia), Jornal de São Matheus e Notícias Populares (SP). Publica em parceria com o escritor Cláudio Feldman o livro de humor O Encantador de Minhocas.

1983 - Participa do II Salão de Humor do Piauí e começa a trabalhar como arte-finalista das revistas em quadrinhos da Editora Abril.

1984 – Começa a ilustrar o suplemento infantil Diarinho do Jornal Diário doGrande ABC. Edita juntamente com Carlos Torres o Jornal do Rancho. Produz e dirige o espetáculo infantil Gabi TV Show, com a participação de vários bonecos e artistas mirins. Lança no Salão de Humor de Piracicaba o livro Humor Já, com tiras e cartuns. Participa diariamente do programa Turma da Pipoka na TV Gazeta, desenhando ao vivo. Organiza a I Mostra de HQ do ABC no Centro Cultural Infantil de Santo André. Gabi é citado no livro Histórias em Quadrinhosda escritora Sonia M. Bibe Luyten (Edições Paulinas)

1985 – Lança pela Ed. Taturana a revistinha com tiras em quadrinhos da Turma do Gabi. O Jornal da Taturana chega ao número 40.

1986 – Colabora na organização da II Mostra de Cartuns, Caricaturas e HQS do ABC no Parque Regional da Criança de Santo André.

1987 – Funda juntamente com outros artistas o Grupo Tempo Livre de Artes e promove várias exposições na região do ABC. Colabora na realização da IMostra Infantil de Histórias em Quadrinhos de Santo André. Participa da II Exposição de Pinturas e Desenhos do Grupo Tempo Livre no saguão do Teatro Municipal de Santo André. Faz parte da III Mostra de Quadrinhos de Santo André.

1988 – Expõem juntamente com outros artistas do Grupo Tempo Livre na Casa das Artes de Mauá (SP). Participa da IV Mostra de Quadrinhos de S.André. Lança junto com Júlio Maga a revista em quadrinhos do Serginho Bacana.

1989 – A Editora Jurê lança a revista de atividades infantis da Turma do Gabi, com circulação em todo o país. Participa do II Encontro Nacional de HQ de Araxá (MG). O Jornal da Taturana completa 10 anos de publicação. A Turma do Gabi foi mencionada no livro Tendências das Histórias em Quadrinhos do escritor e crítico Danyelito Graneros. Faz vinhetas diárias e participa do programa Pintando o Sete da TV Record. Lança o informativo Tempo Livre de Quadrinhos. Lança juntamente com Cláudio Feldman o livro infantil Gabi noZoológico (Ed.Jurê), Participa e ganha junto Júlio Maga o 1º lugar na I Mostra de humor de Mauá (SP).

1990 – Participa da I Exposição Nacional de HQ de Santo André. Faz parte doIII Encontro Nacional de HQ de Araxá (MG). Participa da primeira Exposição deFanzines de Curitiba (PR). Lança junto com Júlio Maga a revista em quadrinhosStrips. Começa a ilustrar o suplemento infantil Diário Criança do jornal Diário Popular (SP). Participa e ganha junto com Maga o 3º lugar na II Mostra de Humor de Mauá.

1991 – Jornal da Taturana completa 11 anos de circulação. Publica quadrinhos no Jornal União de João Pessoa (PB). Participa da exposição de inauguração daGibiteca Henfil (SP). Participa do IV Encontro Nacional de HQ de Araxá (MG). O informativo Tempo Livre chega ao seu 13º número. Participa do júri da II Exposição Nacional de Histórias em Quadrinhos de S.André. Lança a revistaem quadrinhos Rancho com a participação de Luciano Queiroz (Luke Ross) eCarlos Torres. Participa do Salão de Humor de Volta Redonda (RJ). Faz parte do II Congresso Brasileiro de Poesia e Artes de Nova Prata (RS). Participa do ISalão de Humor de Jundiaí (SP).

1992 – Participa da exposição “Encontro Ibero-Americano de Histórias emQuadrinhos em Havana (CUBA)”. Participa da revista em quadrinhos ecológicaPense Verde lançada na região do ABC. Lança a revista Tempo Livre HQ Especial com a colaboração do cartunista Maga.

1993 – Participa da exposição “Quadrinhistas e Cartunistas do ABC”, em São Caetano (SP). Muda-se para Indaiatuba (SP) e expõe no Casarão Pau Preto. Lança o informativo Gabimania. Participa do Concurso Estadual de Charges e HQS do Sesc - Catanduva (SP). Jornal da Taturana é mencionado no livro O Que é Fanzine de Henrique Magalhães (Ed.Brasiliense)

1994 – Inicia o curso de Desenho e Histórias em Quadrinhos para crianças na Secretaria da Cultura de Indaiatuba. Organiza I Mostra de HQS no Café Empório Lume D´Aurora e faz o lançamento do fanzine Rota Z. É premiado em 3º lugarno I Salão de Humor de Amparo (SP). Organiza a primeira exposição com os trabalhos dos alunos no Shopping Center e lança o jornalzinho Casarão Criançacom trabalhos de alguns alunos. Organiza o I Concurso infantil de Desenho e HQ de Indaiatuba. Participa do Concurso Anual de Charges e HQS do Sesc-Catanduva (SP). Deixa de fazer arte-final das revistas infantis da Ed. Abril.

1995 – Informativo Tempo Livre de HQ chega ao nº. 35. Editora Escala lança as revistas infantis Gabimania, Malucats, Rabisco Legal e Papel Carta dasMaluquinhas. Começa a ilustrar o suplemento infantil Júnior do jornal República de Itu. Lança o informativo Estúdio Mania que passa a substituir o Tempo Livre. Organiza o II Concurso Infantil de Desenho e HQ de Indaiatuba.

1996 – Lança as revistas infantis Atividades do Timão e Desenhando nº1(Ed.Escala). Organiza juntamente com a Secretaria da Cultura a Expo Zine no Casarão Pau Preto. Participa da Bienal do Livro de São Paulo e lança a revistaDesenhando nº2. Ilustra a cartilha do CMI (Conselho Municipal do Idoso) de Indaiatuba.

1997 – Organiza a exposição de Histórias em Quadrinhos na Tulha do Casarão de Indaiatuba (SP). Lança a revista em quadrinhos da Turminha do Gabi pela Ed. Escala.

1998 – Cria as revistas: Atividades do Gabi, Turminha do Bacana e AsMaluquinhas que são editadas pela Escala. Publica passatempos e quadrinhos no jornal AGA Zeta no Rio de Janeiro. Deixa de dar aulas de Desenho e HQ pela Secretaria de Cultura de Indaiatuba.

1999 – Lança a revista de Atividades dos Anjitos no Salão Internacional doLivro de São Paulo. Publica os livros infantis: Gabi no Paraíso das Crianças e O Caipirinha e Seu Porquinho (Ed. Pingo de Luz) e O Pintinho e a Minhoquinha(Ed. Escala). Lança a revista do Clubinho que é distribuída nas bancas de Indaiatuba. Produz os seguintes livros da coleção Aprendendo com o Gabi: Escrever, Ler, Cores e Números.

2000 – Lança as revistas de atividades infantis: Starkids, Malucats, Ratim eLorenço e Sua Turma (Ed. Par). Participa do I Salão de Humor de Presidente Prudente (SP). Pára de fazer ilustrações para o suplemento infantil do Diário deSão Paulo (Ex-Diário Popular).

2001 – Lança a publicação infantil Revistão do Gabi pela Escala. Cria e produz a revista Hora de Brincar com a turma do Piruquinha (Ed. Minuano).

2002 – Autografa seus livros e revistas na Feira de Artes da APRAI no pavilhão da Víber em Indaiatuba (SP). Lança as revistas infantis: Revistinha de Pintar ePintando e Brincando (Ed. Escala).

2003 – Cria a revista Zé Burkinha e Sua Turma que também é publicada pela Escala.

2004 – São lançadas em dezembro na Espanha e em Portugal as revistas infantis: Loquiñas (As Maluquinhas) e Actividades de Gabi pela Editora Millennium. Lança as revistas: Tabuada do Gabi, Só Pra Pintar e Cirquinho do Piruquinha (Ed. Escala).

2005 – Continua produzindo as seguintes revistas mensais: Atividades do Gabi, Turma do Bacana, As Maluquinhas, Rabisco Legal, Tabuada do Gabi, Só PraPintar, Revistinha de Pintar, Cirquinho do Piruquinha e Pintando e Brincando (Editora Escala). Participa do 18º Salão de Humor de Volta Redonda - RJ. Colabora na organização e participa da I Exposição de HQ, Cartum e Charge de Indaiatuba.

2006 – Cria o Blog da Turma do Gabi. Participa da coletânea “UM Olhar sobre Indaiatuba ”(Pró-Memória). Participa e ganha menção honrosa na I Mostra de Desenho de Votorantim Hermes Tadeu (SP). Realiza em conjunto com aSECULT, a exposição individual “30 Anos de criação da Turma do Gabi”.Colabora e participa da II Exposição de HQ, Cartum, Charge e Caricatura de Indaiatuba. Produz a revista de atividades infantis Bichinhos Fofinhos (Jóby – Fábrica de Revistas) para a Editora Eclipse (Bauru-SP). Coloca no ar em outubro oSite da Turma do Gabi.

2007 – É lançada pela Ed. EMT a Revista em quadrinhos da Turma do Gabi # 01. Lança o livrinho infantil “Gabi e o Pé de Ameixas”. Participa de exposição da reabertura do Casarão Cultural Pau Preto. Produz revista educativa com aTurma do Gabi para a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Cria e produz as revistas: Belzinha e Cor & Alegria (Editora Eclipse). Participa como jurado do III Salão de Humor de Paraguaçu Paulista (SP). Participa como convidado da exposição de HQS do Animaserra – Festival de Animação e Quadrinhos (RJ).

2008 – Juntamente com outros autores participam do livro “Grandes escritores do Estado de São Paulo”, com o conto infantil “As Aventuras do Elefantinho Kokito” (Casa do Novo Autor Editora). Lança o “II Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho”. Publica tiras e páginas de atividades da Turma do Gabi em vários jornais brasileiros. Deixa de produzir revistas infantis para a Ed. Escala. Começa a publicar em Indaiatuba a Revistinha da Turma do Gabi. Lança a revista em quadrinhos da Turma do Gabi # 2 (Ed.EMT). Participa do júri de premiação do 1º Salão Nacional de Humor Sobre Doação de Órgãos de Indaiatuba.

2009 – Volta a dar aulas de desenho para crianças no Casarão Cultural Pau Preto (Indaiatuba). Lança em Indaiatuba nove edições da Revistinha da Turma do Gabi. Lança o “III Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho”. Lança pela Ed. Minuano as revistas de Atividades: Bichinhos da Fazenda, Belzinha e Clubinho da Criança. Lança pela EMT/Júpiter II a revista em quadrinhos da Turma do Gabi nº 01

2010 - Lança o “IIII Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho”Lança pela EMT/Júpiter II a revista em quadrinhos da Turma do Gabi nº 02. Continua com a Oficina de Desenho no Casarão Cultural Pau Preto em Indaiatuba - SP.

2011 - Lança o “5º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho”Lança pela EMT/Júpiter II a revista em quadrinhos da Turma do Gabi nº 03. Continua com a Oficina de Desenhos.